Carrinho abandonado: você sabe o que está impactando as vendas?

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Dois carrinhos de compras, sendo um com detalhe amarelo e o outro vermelho.

Carrinhos abandonados são um grande desafio para muitos gestores de e-commerce. Afinal, é preciso adicionar esforços constantes para recuperar vendas perdidas quando os clientes deixam itens no carrinho sem concluir a compra. Essa questão não apenas prejudica os resultados financeiros da sua loja, mas também demanda tempo e recursos para implementar estratégias eficazes para melhorar a experiência no site.  

Para se ter uma ideia, segundo uma pesquisa realizada pela Opinion Box, cerca de 78% dos clientes já desistiram de uma compra, enquanto 15% deles realizam esse tipo de ação de forma recorrente.

Afinal, como conseguir reduzir esse tipo de problema, que é um dos grandes temores nesse segmento? Bem, um primeiro ponto para reverter esse quadro é saber o que está, de fato, impactando as vendas.

Continue a leitura e conheça as principais estratégias para motivar os clientes nesse cenário.

Razões para o abandono do carrinho

Para resolver problemas internos na sua empresa, um primeiro passo é conseguir fazer um diagnóstico de cenário e identificar as causas da questão. Com o abandono de carrinho, não é diferente.

Por isso, separamos a seguir alguns dos principais motivos que podem levar a isso. Confira a seguir.

Falta de motivação na jornada de compra do cliente dentro do site

Um primeiro ponto que interfere diretamente nisso é quando não há uma motivação adequada durante toda a jornada do cliente. Não adianta, por exemplo, fazer uma estratégia de divulgação capaz de proporcionar uma atração para o site, garantir o interesse em fazer uma compra e deixar de lado as estratégias para finalização da conversão.

Preocupação com segurança e flexibilidade nos meios de pagamento

Com o aumento no número de golpes e sites fraudulentos, muitas pessoas têm ficado mais receosas na hora de finalizar sua compra. Por isso, é importante utilizar plataformas confiáveis e, inclusive, que sejam já conhecidas pelo seu público.

Outra dica é sempre contar com tecnologias que reforçam a segurança do seu e-commerce, como criptografia, tecnologias de identificação de fraude, entre outras.

Modelos não intuitivos

Você sabia que algumas pessoas abandonam o carrinho, muitas vezes, por dificuldades em conseguirem concluir, de fato, a compra?

Lembre-se que nem todos os compradores são experientes no uso de sites e plataformas digitais. Então, caso eles não consigam encontrar alguma informação importante (como o botão para fazer o cálculo do frete), podem desistir da compra e abandonar o carrinho.

Problemas nos prazos de entrega

Outro motivo que também aumenta os índices de abandono de carrinho é quando o prazo de entrega é muito maior do que a necessidade do cliente. Isso porque, muitas vezes, a pessoa pode preferir pagar um frete mais alto, mas receber o item com mais rapidez ou ter outras comodidades, como a possibilidade de agendamento da entrega, por exemplo.

Leia mais: Do seu negócio para o cliente: entenda o processo por trás da entrega de pedidos

Estratégias para motivar os clientes

Como você viu, a maioria dos problemas de abandono do carrinho estão relacionados com a motivação do cliente: quando a gestão do e-commerce não trabalha bem nisso, a tendência é que essa taxa aumente de forma considerável.

Pensando nisso, separamos algumas dicas que poderão ser interessantes para motivar seus consumidores nesta hora tão decisiva. Veja a seguir.

Implementação de pop-ups

Muitas vezes, a pessoa pode esquecer a janela aberta durante a navegação ao visualizar outros itens e deixar um produto no carrinho. Uma forma de reverter isso é trazer os pop-ups como aliados nesse ponto.

Utilizados com parcimônia, eles podem servir como um lembrete para seu potencial cliente de que há algo que ele separou, mas ainda não fechou a compra. Com isso, a tendência é que ele se sinta incentivado a finalizar a ação.

Oferecer mais opções de frete

Lembra-se do que falamos sobre o tempo de entrega e como isso pode afastar o seu potencial cliente? Pois é, esse é o momento para resolver essa questão.

Vale a pena diversificar as opções de frete, oferecendo possibilidades de poder receber o item mais rapidamente, mesmo que isso signifique pagar um valor maior, ou então, fazer a retirada em algum ponto de entrega.

Com isso, a pessoa consegue encontrar qual é a melhor opção para as demandas dela: se é ter uma entrega mais ágil, ou economizar no valor do frete, mesmo que isso signifique receber o produto em um prazo maior.

Melhorar a apresentação do produto

Outra causa do abandono de carrinho pode ser a dificuldade da pessoa em identificar todos os benefícios e potencialidades de um produto. Por exemplo, a imagem pode não ressaltar um bom acabamento de um item, um destaque de uma roupa, a cor real de uma peça, entre outros pontos.

É importante demonstrar diferentes ângulos e modos de uso do produto, e ,no caso de roupas, diferentes corpos para gerar mais identificação dos clientes. 

Isso vale, também, para o descritivo. Ofereça o máximo de informações possíveis que podem ajudar na decisão de compra. Por exemplo, quando falamos de um móvel, a pessoa precisa ter as dimensões precisas, para saber se ele cabe no espaço desejado. Por isso, é fundamental ter uma atenção maior nesse ponto.

Oferecer desconto cumulativo e programa de fidelidade

Você também pode estimular seu cliente a partir de benefícios que deem um maior incentivo para a compra, como programas de fidelidade ou gamificação, onde a cada compra que o consumidor realizar, dispõe uma certa quantidade de carimbos que, quando completos, podem ser trocados por determinado produto. Isso ajuda, inclusive, a aumentar o ticket médio das vendas.

Uma outra opção é realizar ações simples, mas igualmente efetivas, como descontos progressivos, do tipo compre 2 e leve 3 ou programas de cashback. 

Essa é uma forma de facilitar o processo de fidelização, além de reduzir as chances de deixar um carrinho abandonado. Por exemplo, se a pessoa ganha 10% de desconto após X compras em sua loja, ela se sentirá mais motivada a fazer mais compras. 

Parceiro logístico confiável: a chave para uma boa experiência do cliente

Além dos pontos anteriores, ter um bom parceiro logístico pode ajudar a proporcionar uma excelente experiência do cliente, que o motive a continuar as compras e não abandonar o carrinho. 

Um parceiro logístico eficiente, como a Total Express, pode garantir a entrega rápida e confiável dos produtos, reduzindo a chance de atrasos ou problemas de transporte. Além disso, uma logística bem gerenciada pode oferecer opções de rastreamento e comunicação claras, mantendo o cliente informado sobre o status de seu pedido.

Dessa forma, o cliente se sentirá valorizado e confiante em sua experiência de compra, o que aumenta a probabilidade de fidelização do cliente e fortalece o relacionamento com a marca.

Esse é um dos principais pontos que os consumidores avaliam antes de finalizar uma compra: quanto maior a flexibilidade que for oferecida, maiores as chances de se concretizar uma compra. Alguns dos principais pontos levados em consideração na escolha são:

  • Prazo de entrega mais rápidos;
  • Opções de retirada com os pontos de entrega na região;
  • Segurança para receber seu item sem danos.

Aproveite e confira nosso papo no Total Cast sobre como é possível superar os desafios da entrega rápida e encantar seus consumidores.

[PLAYER] 

Ao atentar-se para o abandono de carrinho, você consegue identificar pontos de falha que podem estar afastando o cliente do seu negócio, bem como gerar novas oportunidades que possam ajudar na fidelização e potencialização da experiência.

E para um processo bem-sucedido, conte com a Total Express! Entre em contato e veja como podemos apoiá-lo nessa jornada!

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