Considerada uma era de ouro, hoje, o e-commerce se encontra em possibilidades abrangentes de divulgar seus produtos de formas criativas com ótimos resultados e excelente custo-benefício. Nesse sentido, uma das maneiras mais utilizadas atualmente é por meio das parcerias nas redes sociais.
Isso pode ser feito de diversas formas: com outro negócio que dialoga com a atividade do seu e-commerce, influenciadores, artistas, entre outras possibilidades, ajudando, inclusive, a criar uma presença mais interessante nas redes sociais.
Você já pensou nisso, mas não sabe como desenvolver uma estratégia eficiente para esse tipo de ação? Continue lendo, que vamos te ajudar nesse processo! Boa leitura.
Parceria nas redes sociais: o que é e como funciona
Para aqueles que ainda não sabem, as parcerias são um tipo de promoção de conteúdo que une dois ou mais perfis nas redes sociais para divulgação de um produto ou serviço. A ideia é que esse tipo de ação ajude a aumentar e diversificar o público e a popularidade de uma empresa ou marca.
Hoje elas são feitas, especialmente, nas redes sociais, aproveitando o espaço de influência de muitos profissionais dessa área. Geralmente, as ações são feitas em sites como Instagram, TikTok ou Kwai – as redes mais populares do momento.
Nesse cenário, os influenciadores possuem uma boa capacidade de engajar seu público para a compra de um produto indicado por eles. Por isso, é muito importante escolher bem quem será contratado para a ação.
Ainda é possível utilizar dessa estratégia de diferentes formas, optando pelos variados tipos de parcerias com o influenciador, que deverão ser estabelecidos em contrato. Estão entre as principais delas:
- Publicidade: é feito um pagamento em dinheiro, como uma espécie de “compra do espaço” no perfil do influenciador;
- Comissão por afiliados: o influenciador recebe um percentual de comissão pelas vendas realizadas por meio da ação dele (por exemplo, com um cupom de vendas específico daquele influenciador);
- Colaboração: nesse caso, o trabalho em conjunto das marcas ajuda na visibilidade de ambas e, portanto, todos saem ganhando;
- Permuta: são as trocas não-monetárias. Por exemplo, a pessoa pode trocar uma divulgação por determinados produtos da sua loja.
Os formatos da parceria, portanto, podem ser feitos de diversas maneiras e não impede que você pense em ações ainda mais criativas: as mais utilizadas atualmente são as divulgações de cupons de desconto, apresentação do produto em lives, produção de vídeos de trends com o item (especialmente no TikTok e Kwai), entre outros.
Nesse caso é interessante passar um briefing sobre o produto ou campanha para o influenciador do nicho que deseja e deixar que o criador produza o conteúdo de uma forma que atinja o máximo de pessoas possíveis, sendo seguidores ou não seguidores.
Assim, essa é uma das estratégias de marketing mais bem-sucedidas do momento, e pode ser utilizada em conjunto com outras possibilidades que potencializam a divulgação da sua empresa.
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6 dicas para promover parcerias nas redes sociais e destacar seu negócio entre os consumidores
Quer trazer essa estratégia para sua empresa, mas não sabe por onde começar? Uma boa estruturação de uma ação de parcerias em redes sociais pode fazer toda a diferença para o sucesso da divulgação dos produtos do seu e-commerce.
Um primeiro passo é definir bem os objetivos com a ação. Isso ajudará a nortear os próximos pontos que serão realizados.
Para apoiá-lo nesse processo, separamos seis dicas que ajudarão a criar suas estratégias. Confira a seguir!
1. Tenha o mesmo público-alvo que os seus parceiros
Seu parceiro deve ter um público semelhante ao da sua loja, ou seja, terem gostos, interesses e perfis parecidos. Por exemplo: não adianta uma loja de e-commerce de produtos eletrônicos divulgar em parceria com um perfil no qual os seguidores não tenham interesse no assunto, como o de maquiagem. Isso não só não reverterá em conversões no futuro, como há uma grande probabilidade de seus investimentos serem maiores que os resultados, de fato.
2. Saiba onde buscar seus parceiros
Quais são os perfis influentes dentro do seu nicho? Muitos gestores não sabem como encontrar essas informações e, assim, selecionar os prováveis perfis para entrar em contato.
Algumas dicas que podem ajudar na hora de encontrar seus potenciais parceiros são:
- Use a ferramenta de busca da rede social, pesquisando palavras-chave ligadas com o seu nicho;
- Pesquise as hashtags mais utilizadas na sua área e veja quem aparece com maior relevância;
- Participe de eventos do seu setor, pois geralmente os principais influenciadores também são convidados;
- Deixe sua caixa de mensagem aberta, pois diversos influenciadores são proativos e entram em contato para tentar fechar parcerias.
3. Tenha um perfil otimizado com informações relevantes
Não basta apenas escolher um bom parceiro, também é fundamental “arrumar a casa”. Ou seja, deixar tudo pronto para quando seus novos seguidores chegarem até sua página. Afinal, após a ação, o perfil da sua loja provavelmente receberá novos seguidores que vão analisar se farão uma compra em sua loja a partir do que encontrarem.
4. Crie uma boa relação com seus seguidores
Da mesma forma, também é preciso manter uma comunidade integrada e unida no seu perfil. Isso ajuda que esses novos seguidores permaneçam ativos e engajem com as publicações do seu negócio. Caso você tenha uma equipe mais estruturada, garanta que as pessoas a frente das redes sociais e do atendimento ao cliente recebam treinamento para oferecer a melhor experiência nesse quesito.
5. Analise métricas
Você se lembra do objetivo da ação que falamos no começo deste tópico? Isso será fundamental nessa etapa. Nesse momento, você deve analisar as métricas da ação e ver o que funcionou e o que precisa ser adaptado para uma próxima ação. Assim, a cada nova parceria, os resultados ficarão ainda melhores.
6. Tenha consistência nas postagens
Junto com “arrumar a casa", também é fundamental manter uma consistência na postagem e manter a visibilidade do seu negócio ao longo do tempo. Isso porque, caso contrário, esses novos seguidores podem ficar sem receberem conteúdos da sua loja, e os resultados da ação não perdurarão ao longo do tempo como o desejado.
Feito isso, atentar-se a todas essas dicas é o que irá desencadear bons resultados para o seu negócio, que veremos mais a seguir.
Quais as vantagens de investir em parcerias no Instagram?
Mas afinal, por que vale a pena investir em parcerias no Instagram e redes sociais? Bem, as vantagens são muitas, mas para ter uma boa base, unimos os principais benefícios que se estendem a esse tipo de ação, sendo eles:
- Mais visibilidade;
- Maior volume de vendas;
- Maior reconhecimento de marca;
- Melhor relacionamento com os consumidores;
- Destaque competitivo.
Esses ganhos serão atingidos mais rapidamente se você adotar uma boa estratégia para fazer parcerias para loja online em redes sociais. Então, lembre-se das dicas e invista em um bom planejamento e acompanhamento das métricas, para que conquiste os tão sonhados benefícios para seu e-commerce!
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