Quais os tipos de embalagem utilizada na logística?

8 min de leitura
Imagem
Uma pessoa abre uma caixa de papelão contendo um presente de tecido listrado, amarrado com uma fita vermelha e um envelope branco por cima. A caixa está cercada por papel de embalagem amassado sobre uma mesa de madeira. Uma xícara de chá está visível ao lado.

O consumidor está cada vez mais exigente em relação a diversos aspectos que envolvem uma compra online, incluindo a maneira como recebe seus itens em casa. Por isso, encontrar o tipo de embalagem ideal para os produtos também deve ser uma prioridade, já que ela diz respeito, por exemplo, ao cuidado que a marca tem com suas entregas e à própria imagem.

Mas afinal, como escolher as embalagens para que passem uma boa impressão e mantenham os produtos intactos até chegarem ao cliente? É isso que você vai ver a seguir. Confira algumas dicas!

 Qual a importância da embalagem na logística?

O papel da embalagem na logística é extremamente importante por diferentes motivos. Alguns incluem a proteção do produto, facilidade de manuseio, redução de custos, sustentabilidade e rastreamento e identificação de itens. 

Assim, é possível compreender que a relevância das embalagens no processo logístico se reflete em várias etapas das operações. Além disso, durante as operações de manuseio e movimentação, as embalagens devem ser projetadas para facilitar o processo e oferecer resistência, a fim de melhorar a eficiência ao longo de todas as etapas logísticas. 

Já no transporte, a embalagem para e-commerce tem o objetivo de maximizar o uso do espaço disponível no veículo e proporcionar segurança às mercadorias enquanto estão em trânsito.

Então, ao selecionar a embalagem ideal, é importante considerar alguns critérios, como a adequação ao produto, o impacto ambiental, os custos da embalagem e a certificação de uso.

Quais são os 5 tipos de embalagens usados na logística?

Os tipos de embalagens utilizadas nas operações logísticas podem ser classificadas em cinco níveis. Essa estrutura ajuda a entender como as embalagens desempenham papéis essenciais em diferentes etapas da cadeia logística, bem como assegura a eficiência e segurança do transporte e armazenamento do produto.

 

A seguir, listamos os 5 tipos de embalagens classificatórias na logística. Confira!

  1. Primária

embalagem primária é aquela que entra em contato direto com o produto e também faz parte da sua identidade visual. Um exemplo típico de embalagem primária são aquelas que envolvem produtos alimentícios como bolachas, arroz ou bombons.

  1. Secundária

Uma embalagem secundária envolve a embalagem primária e tem a função principal de agrupar mercadorias para facilitar o manuseio. Um exemplo prático são os sabonetes em barra, que são agrupados em pacotes e vendidos como uma unidade.

  1. Terciária

embalagem terciária é usada para acomodar os produtos já embalados na embalagem secundária. Seu principal objetivo é facilitar o transporte. Um exemplo seria a embalagem que agrupa vários sacos de arroz, armazenados juntos para transporte.

  1. Quaternária

Esse tipo de embalagem é destinado a acomodar grandes quantidades de mercadorias, como as utilizadas em paletes. O objetivo principal da embalagem quaternária é otimizar as operações logísticas durante o transporte.

  1. Quintenária

Por fim, a embalagem quintenária é usada para o transporte de mercadorias em longas distâncias, como quando há transporte entre estados ou até mesmo para outros países. Um exemplo dessa embalagem são os contêineres, que armazenam grandes volumes de mercadorias.

O que considerar ao escolher a embalagem na logística?

Ao escolher um tipo de embalagem na logística, é importante considerar uma série de fatores para garantir eficiência, proteção e custo-benefício. Alguns dos principais pontos a serem avaliados são:

 

Tamanho e formato

Este é um ponto que deve ser avaliado antes mesmo da adição de um novo produto, evitando comprar embalagens grandes demais que deixem a mercadoria solta e sob o risco de sofrer danos.

Além disso, vale citar que itens embalados em formato não convencional, como esférico, podem gerar uma taxa extra – que pode ser considerável. Portanto, simule o investimento antes de se decidir por uma opção diferenciada. 

Caso seja importante por aspectos como a experiência do cliente, a sugestão é utilizar duas embalagens, sendo uma interna, no formato do produto, e outra externa, no padrão do responsável pelo transporte e entrega.

 Características dos produtos 

Imagine que a sua loja vende itens de decoração de vidro ou cristal, bem como bebidas. Essas são apenas algumas das hipóteses que merecem atenção extra no momento de escolher a embalagem ideal. 

Afinal, eles devem chegar sem danos aos clientes, de forma a evitar experiências negativas e prejuízos financeiros para o vendedor. Alguns cuidados a se tomar são:

  • objetos frágeis devem ser embalados com plástico bolha e levarem um aviso na embalagem, para que a transportadora tenha cuidado;
  • produtos cortantes ou pontiagudos também devem ser bem embalados com plástico bolha para não estragarem a embalagem nem machucarem os entregadores ou os clientes;
  • líquidos precisam ser lacrados e reforçados com plástico bolha. É importante também se informar com o parceiro que fará a entrega sobre as regras para estes itens.

 Embalagem customizada ou padrão

Uma das formas de demonstrar ao cliente que há interesse em oferecer uma experiência positiva e personalizada é criando embalagens internas (que ficarão dentro das embalagens padrões) customizadas e atraentes para a marca. 

Enquanto por fora elas podem ter a identidade visual da transportadora ou algo mais básico e padrão, por dentro o cliente pode ser surpreendido com papéis finos, como o de seda, envolvendo o produto, e um bilhete, seja ele manuscrito ou impresso, contendo o seu nome no início da mensagem. 

Se fosse com você, se sentiria especial, concorda? Pois os seus clientes certamente terão a mesma sensação. 

 Custos dos materiais adicionais 

Itens como almofadas de ar, isopor, papel picado ou pardo fazem parte da embalagem e devem ser incluídos no orçamento total. 

Faça uma listagem com o valor de cada produto e seu rendimento por embalagem para chegar a um custo unitário. Por mais que isso pareça algo insignificante, o montante total impactam o lucro. Portanto, fique atento para não ter prejuízos. 

Além de chegar em boas condições, as embalagens ideais de produtos precisam ser bonitas e funcionais, bem como seguras. Por isso, é fundamental dar uma atenção extra para essa parte da experiência de compra do cliente, o que envolve a escolha por uma boa transportadora.

Quais são os materiais mais usados nas embalagens?

Os materiais mais utilizados em embalagens variam de acordo com o tipo de produto, a necessidade de proteção e a logística envolvida. Abaixo, listamos os principais materiais e suas características das embalagens de comércio. Confira!

Madeira

Bastante resistente, a madeira é um dos materiais mais antigos utilizados para embalagens e serve para transportar produtos variados. É amplamente empregada no agronegócio, especialmente no transporte de alimentos como frutas, legumes e verduras. Além de produtos premium como vinhos e charutos.  

Apesar de ser prática e durável, a madeira não oferece alta proteção contra umidade, o que pode comprometer a mercadoria. Além disso, seu peso torna o manuseio menos conveniente para o consumidor.

Isopor

O isopor é geralmente utilizado como embalagem secundária, sendo muito comum na proteção de eletrodomésticos durante o transporte. Sua principal vantagem é o baixo custo, mas, por ser um plástico celular rígido, tem um grande impacto ambiental, já que sua decomposição é demorada e pode gerar poluição.

Papel e papelão

O papel é amplamente utilizado em sacolas, envelopes e fardos. É um material reciclável, leve e de fácil manuseio. Entretanto, possui baixa resistência à umidade. O papelão, por sua vez, é mais resistente, mas ainda apresenta limitações quando usado para transportar produtos muito pesados.

Vidro

O vidro é muito utilizado para armazenar alimentos e bebidas. É frequentemente usado em conservas, geleias, requeijão e bebidas. Porém, é um material frágil e pode se quebrar facilmente durante o transporte, o que exige cuidados especiais. 

Alumínio 

Esse tipo de embalagem é ideal para produtos que necessitam de alta proteção contra umidade, odores e luz. Também contribui para o resfriamento e conservação de alimentos e bebidas.

Plástico 

Versátil, o plástico é utilizado em garrafas PET para bebidas, sacos plásticos, filmes stretch e shrink para unitização de cargas, potes e embalagens termo formadas para alimentos. Sua principal vantagem é o custo-benefício, porém, possui um impacto ambiental elevado se não for reciclado corretamente.

Tecido e fibras naturais

Esse tipo de embalagem é usado em sacolas ecológicas, sacos de juta para café e batatas, tecidos para envolver produtos de luxo e mais. Ele é bastante flexível, biodegradável e pode ser reutilizável, o que atrai empreendedores e consumidores.

Garanta o melhor tipo de embalagem para seus produtos! 

A embalagem certa protege sua mercadoria, reduz custos e melhora a experiência do cliente. Não perca vendas por embalagens inadequadas. 

 

Além disso, conte com a Total Express para o transporte seguro e ágil das mercadorias do seu negócio. Oferecemos as melhores soluções de logística e armazenagem, com o Total Fulfillment que possui centros de distribuição em Jundiaí (SP) e Extrema (MG) e operações automatizadas! 

Tags: