O consumidor está cada vez mais exigente em relação a diversos aspectos que envolvem uma compra online, incluindo a maneira como recebe seus itens em casa. Por isso, a embalagem ideal de produtos também deve ser uma prioridade, já que ela diz respeito, por exemplo, ao cuidado que a marca tem com suas entregas e à própria imagem.
Mas afinal, como escolher as embalagens para que passem uma boa impressão e mantenham os produtos intactos até chegarem ao cliente? É isso que você vai ver a seguir. Confira algumas dicas!
Tamanho e formato
Este é um ponto que deve ser avaliado antes mesmo da adição de um novo produto, evitando comprar embalagens grandes demais que deixem a mercadoria solta e sob o risco de sofrer danos.
Além disso, vale citar que itens embalados em formato não convencional, como esférico, por exemplo, podem gerar uma taxa extra – que pode ser considerável. Portanto, simule o investimento antes de se decidir por uma opção diferenciada.
Caso seja importante por aspectos como a experiência do cliente, a sugestão é utilizar duas embalagens, sendo uma interna, no formato do produto, e outra externa, no padrão do responsável pelo transporte e entrega.
Características dos produtos
Imagine que a sua loja vende itens de decoração de vidro ou cristal, bem como bebidas. Essas são apenas algumas das hipóteses que merecem atenção extra no momento de escolher a embalagem ideal.
Afinal, eles devem chegar sem danos aos clientes, de forma a evitar experiências negativas e prejuízos financeiros para o vendedor. Alguns cuidados a se tomar são:
– objetos frágeis devem ser embalados com plástico bolha e levarem um aviso na embalagem, para que a transportadora tenha cuidado;
– produtos cortantes ou pontiagudos também devem ser bem embalados com plástico bolha para não estragarem a embalagem nem machucarem os entregadores ou os clientes;
– líquidos precisam ser lacrados e reforçados com plástico bolha. É importante também se informar com o parceiro que fará a entrega sobre as regras para estes itens.
Embalagem customizada ou padrão
Uma das formas de demonstrar ao cliente que há interesse em oferecer uma experiência positiva e personalizada é criando embalagens internas (que ficarão dentro das embalagens padrões) customizadas e atraentes para a marca.
Enquanto por fora elas podem ter a identidade visual da transportadora ou algo mais básico e padrão, por dentro o cliente pode ser surpreendido com papéis finos, como o de seda, envolvendo o produto, e um bilhete, seja ele manuscrito ou impresso, contendo o seu nome no início da mensagem.
Se fosse com você, se sentiria especial, concorda? Pois os seus clientes certamente terão a mesma sensação.
Custos dos materiais adicionais
Itens como almofadas de ar, isopor, papel picado ou pardo fazem parte da embalagem e devem ser incluídos no orçamento total.
Faça uma listagem com o valor de cada produto e seu rendimento por embalagem para chegar a um custo unitário. Por mais que isso pareça algo insignificante, o montante total impacta no lucro. Portanto, fique atento para não ter prejuízos.
Além de chegar em boas condições, as embalagens ideais de produtos precisam ser bonitas e funcionais, bem como seguras. Por isso, é fundamental dar uma atenção extra para essa parte da experiência de compra do cliente, o que envolve a escolha por uma boa transportadora.