Processo de terceirização da operação logística dos e-commerces é um dos trunfos da Total Express para 2021
Com a população urbana cada vez mais online e trazendo seus hábitos de compra para o ambiente virtual, o e-commerce tem ganhado espaço, batido recordes e se tornando protagonista no mercado de consumo de uma forma geral. Mas o que muitos consumidores não veem é que é no offline que tudo acontece. Estamos falando de vários processos, desde recebimento do estoque (com conferência peça a peça), armazenagem e endereçamento, manuseio, empacotamento e expedição, que compõem a operação logística de pequenas, médias e grandes empresas inseridas no e-commerce.
Hoje em dia estas etapas, que demandam custos operacionais fixos, já podem ser terceirizadas resultando em uma operação mais barata e assertiva. Dá-se a isso o nome de Fulfillment, uma solução que a Total Express, empresa privada com o portfólio logístico mais completo do país, já oferece aos seus clientes.
O que é?
O Fulfillment é o conjunto de operações e atividades que vão desde o recebimento do pedido até o momento da entrega do produto ao cliente final. Com o Total Fulfillment, serviço disponibilizado hoje ao mercado e que faz parte do ecossistema da Total Express, é possível desatar todos os nós da cadeia logística: desde o recebimento da mercadoria, inventário em real time, a armazenagem, manuseio, garantindo transparência, visibilidade e previsibilidade ao cliente, que terá informação completa das etapas da operação e SLA.
Com isso, o e-commerce só precisa se preocupar com o atendimento ao consumidor, com a estratégia de vendas, com as fotos/conteúdo do produto e com o marketing. E, enfim, focar no mais importante para ele: as vendas.
“Os pequenos e médios e-commerces perdem muito tempo com os processos de uma maneira geral, por exemplo, com o picking e o packing. Com a terceirização dessa operação logística, conseguimos entregar agilidade e eficiência tornando todos os processos transparentes e regidos por SLA, o que impacta diretamente na experiência do consumidor. Com o Total Fulfillment a nossa proposta de valor é democratizar e tornar o processo da operação logística altamente assertivo”, explica Ana Maia, gerente de Fulfillment da Total Express.
Menos logística reversa e impacto positivo na experiência do consumidor
A solução traz processos rigorosos de dupla checagem que diminuem em 98% a chance do produto escolhido pelo consumidor chegar incorretamente (como tamanho, cor, etc.) e baixam drasticamente a incidência de logística reversa, o que impacta diretamente na experiência do consumidor.
São muitas as fases de checagens e conferências no Fulfillment, tornando o processo mais seguro e tecnológico para todas as partes envolvidas.
Mas e o custo?
“Muitos clientes acham que a operação terceirizada é cara, mas quando você coloca na ponta do lápis e calcula todos os custos como água, energia, aluguel do espaço físico e seguro do estoque, contratar o Fulfillment pode gerar uma redução de custo de 20 a 50%”, garante Ana Maia.
Planos para este ano
Para 2021, a ideia da Total Express é expandir o Fulfillment, prospectando novos clientes potenciais, clientes regionais, indústrias e PMEs.
“A estrada a se percorrer é longa. Recebemos todos os dias contatos de clientes buscando a solução. Ao mesmo tempo em que temos a operação em andamento, estamos com planos de expansão para as principais cidades brasileiras em 2021. Nossa proposta como companhia é democratizar o Fulfillment e entregar um serviço de alta qualidade, aumentando nosso share de processamento, e complementar os serviços que já entregamos, nos tornando o melhor ecossistema de experiência de e-commerce no Brasil, tanto no B2C como no B2B”, diz Ana Maia.
No primeiro trimestre do ano, o plano da empresa é acelerar a entrada de novos clientes no produto e iniciar o plano de expansão para as principais cidades do Brasil.
Para saber mais sobre o Total Fulfillment é só acessar pelo link: https://totalexpress.com.br/servicos/total-fulfillment/