Integração Vtex

 

A Total Express possui integração através do produto e-TOTAL com a plataforma Vtex.

Essa integração facilita o dia-a-dia do lojista/seller e possibilita:
 
  • Criação Automática de Conta na Total Express
  • Cálculo de Frete
  • Solicitação de Coleta Automática
  • Rastreio em Tempo Real

Benefícios:
 

A solicitação de coleta para o e-TOTAL passa a acontecer de forma automática, após a confirmação de pagamento de cada pedido e também permite disponibilizar o rastreio das encomendas aos consumidores direto na plataforma.

 
Como utilizar o módulo de integração?
 

Após você ter realizado o seu cadastro no site e-TOTAL, enviamos um e-mail de “Boas-vindas” com o login e senha para acesso ao nosso sistema ICS.
Agora basta seguir as orientações abaixo e preencher os dados necessários para a conexão da sua loja com a Total Express.

 

Passo a passo para realizar o cadastro no Sistema ICS da Total Express:

 

Na Plataforma VTEX, você terá de gerar um APPKey e APPToken, eles são essenciais para o uso da Integração!
1) Na Página admin da conta VTEX, acessar no menu lateral as Configurações da Conta -> Gerenciamento da Conta -> Conta:
2) Acima do Logotipo aparecerá um campo “Gerar o APPKey e Token”, clique nele e salve em um ambiente seguro
 

Obs: O Token só aparece uma única vez, é importante salvá-lo!

3) Criar a Chave com todos os campos selecionados.
4) Depois de Gerados o APPKey e Token, você precisará enviar um e-mail para suporte.edi@totalexpress.com.br com essa APPKey e Token.
Exemplo de E-mail:
 

Boa Tarde, gostaria de ativar minha loja

Razão Social/Nome Fantasia
ReID: 1234
accountName (Nome de sua conta na VTEX): LojaTeste
environment: vtexcommercestable
AppKey: vtexappkey-lojateste-ABCD
AppToken: SEUTOKENAQUI

Pronto! Você receberá um e-mail confirmando a ativação de sua conta dentro da VTEX e seus pedidos começarão a ser enviados automaticamente!

 

Como cadastrar a Total Express na Vtex

As transportadoras, que são cadastradas como Políticas de Envio na VTEX, são as empresas responsáveis por fazer a distribuição dos produtos vendidos por um e-commerce. É comum que uma loja tenha diversas transportadoras associadas a ela. No cadastro de política de envio, é possível configurar prazos, preços, modais e entregas diferentes, possibilitando uma logística altamente personalizada.
 

Passo a passo na plataforma VTEX
 
  1. Acesse o módulo Estoque & Entrega.
  2. Acesse a aba Estratégia de Envio.
  3. Clique no botão Criar Política de Envio.
  4. Preencha os campos listados abaixo.

Clique no botão Salvar.

Para alterar a planilha de frete, basta fazer o download do modelo, e subir a planilha atualizada.

Clique no botão Salvar.
 

Campos de cadastro
 

Para cadastrar uma transportadora, é preciso preencher uma série de campos.
Os seguintes campos estão disponíveis:

  • Ativa - Flag para indicar se a política de envio está ativa ou não.
  • Nome - Nome interno da política de envio.
  • Id - Identificador interno e para integradores. Deve ser preenchido apenas com letras e números. Caso não seja preenchido, será criado um ID automaticamente.
  • Método de entrega - Tipo de entrega optada pelo cliente, serve para separar os diferentes serviços de entrega de uma mesma transportadora. É o nome que será exibido na finalização de compra para o cliente. Ex. expresso vs. normal. Serve para definir a concorrência entre tipos de entrega de cada transportadora, para a escolha da melhor opção no Checkout. Entenda mais sobre tipo de entrega.
  • Upload de tarifas de envio - É a tabela com os valores e prazos de frete assumidos pela transportadora. Entenda mais sobre a planilha de frete.
  • Soma das dimensões - São os limites máximos das arestas do pacote, aceitos pela transportadora. Ao atingir esse valor, ou a entrega é divida em pacotes ou não é feita por esta transportadora. Dados que a transportadora passa quando fecham contrato.
  • Maior aresta - É a maior medida aceita pela transportadora. Ao atingir esse valor, ou a entrega é divida em pacotes ou não é feita por esta transportadora.
  • Fator de peso cúbico - Fator que será utilizado para cálculo do peso cubado. Soma das medidas, dividida pelo fator cúbico. Entenda mais sobre o cálculo do peso cubado.
  • Fator de peso mínimo - Usar o peso cúbico apenas se este passar deste valor. Limite de peso onde, a partir dele, será considerado o cálculo do peso cubado para o frete.
  • Fins de Semana e Feriados - Marque as flags, para ativar a entrega nos seguintes cenários: Entrega nos sábados, Entrega nos Domingos, Entrega nos Feriados.
  • Modais ativos - Especificações de produtos que necessitam uma entrega especial. São as limitações de envio do produto que a transportadora permite. Entenda mais sobre modais. Marque as flags, para ativar a entrega nos seguintes cenários químicos, eletrônicos, móveis, vidro, líquidos, colchões, refrigerados, pneus, linha branca e armas de fogo.
  • Mínimo de Itens - Quantidade mínima de itens aceita por frete, pela transportadora.
  • Valor Mínimo - Valor mínimo aceito pela transportadora, para realizar o frete.
  • Valor Máximo - Máximo valor aceito pela transportadora, para realizar o frete.
  • Relacionar pontos de retirada - Marque esta flag, para abrir a opção de Pontos de retirada. Clique no dropdown e selecione entre Tags, Pontos de Retirada e Sellers previamente cadastrados.
  • Configuração de Tempo - Selecione o dia, e horários de abertura e fechamento nos seguintes cenários. É possível adicionar mais de um prazo por cenário.
  • Horário de corte - Dias e horários em que os produtos serão retirados da Doca. É utilizado para o cálculo do frete. Para saber como utilizar este campo, clique aqui.
  • Horário de funcionamento - Dias e horários em que a transportadora funcionará. É utilizado para definir a disponibilidade da transportadora para a operação logística da sua loja. Entenda mais sobre a configuração dos horários de funcionamento de uma transportadora.
  • Entrega agendada - A entrega agendada é uma funcionalidade que permite definir períodos de entrega personalizados, podendo definir prazos e preços específicos, disponibilizando para o cliente a escolha do intervalo de horário em que deseja receber seu pedido. Entenda mais sobre entrega agendada.
     

Para subir a planilha de frete peça para o executivo comercial da Total Express o a planilha no modelo VTEX. Será necessário subir todas as abas do arquivo recebido de forma separada.

Para dúvidas e demais solicitações, fale com a Eva, através do WhatsApp clicando aqui.