7 estratégias para e-commerces alavancarem suas vendas em 2024

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Uma mulher está sentada em uma mesa usando um laptop em uma loja de roupas. Há roupas coloridas nas prateleiras ao fundo. Vários pacotes, incluindo uma caixa chamada “Total Express”, estão sobre a mesa, sugerindo que ela está preparando itens para envio.

Nos últimos tempos, o e-commerce tem vivido sua fase de ouro, batendo recordes e superando expectativas ano após ano. E, para 2024, os cenários também se mostram favoráveis. Segundo um estudo da Worldpay, a estimativa é de que o segmento atinja um marco de 57% de crescimento até esse ano, o que significa um ótimo momento para seus gestores aumentarem suas vendas online e impulsionarem esse aquecimento.

Porém, se a sua empresa alcançou um platô e não está expandindo as vendas como o imaginado, é importante contar com estratégias que ajudarão a traçar práticas para tornar o negócio mais eficiente e direcionado.

Pensando nisso, separamos algumas dicas importantes que ajudarão a sair do comum e dar um passo adiante para vender mais online. Confira a seguir.

7 dicas para aumentar seus negócios na Internet

As vendas podem se tornar um grande desafio para os gestores, principalmente quando alcançam um determinado patamar de crescimento. Muito disso vem, justamente, das questões relacionadas com a administração do negócio.

Muitos e-commerces pecam em direcionar o foco nas métricas em si (ou seja, nos dados gerais de vendas), que de fato em estratégias que garantirão um posicionamento de valor perante o público.

Portanto, separamos 7 dicas que acompanhamos com nossos parceiros para ajudar a aumentar as vendas online da sua empresa sem comprometer as operações de outros times, proporcionando maiores chances de sucesso a partir de umaexperiência do cliente excelente.

Confira a seguir as melhores estratégias para vender mais online:

1. Facilite a compra em sua loja

Um dos pontos que pode afastar o cliente do seu negócio e diminuir o volume de compras é quando o processo de finalização não é intuitivo, ou seja, a pessoa não encontra facilidade no processo de concretização, abandonando o carrinho.

Para estimular o processo, torne esse processo mais simples etapa a etapa. Confira quais são os gargalos que podem estar presentes em momentos como login, pagamento, análise do valor do frete e reduza ou resolva os pontos que podem gerar fricção ou que sejam confusos.

2. Domine o sistema e processo de entrega de pedidos

Você explora, de fato, todo o potencial do seu sistema responsável pelo processamento de entregas de pedidos? Muitas vezes, gargalos que impedem a expansão das vendas acontecem nesse ponto.

Uma dica interessante é buscar mais informações diretamente com o fornecedor sobre o serviço contratado, tirando dúvidas sobre siglas presentes, termos desconhecidos e funcionalidades que possam ser fundamentais para o sucesso do seu negócio.

Conhecer mais sobre isso ajuda, também, a potencializar a visão das entregas e ter um processo de preparação, separação e envio de pedidos mais ágil e eficiente.

Leia mais: PMEs: como ter entregas de alta qualidade com economia para sua loja online 

3. Faça bom controle de estoque

O controle de estoque é fundamental quando falamos em potencializar as vendas, para saber exatamente quais são os produtos disponíveis, suas quantidades e demais informações essenciais, como prazo de validade, por exemplo, ajudando a identificar o melhor momento para uma eventual queima de estoque, se necessário.

A escolha do layout adequado deve levar em conta as demandas da sua loja, que podem ir além do controle do estoque, mas também no processo de envio, o que diminui o tempo de manuseio e envio. 

Um dos sistemas de armazenagem mais utilizados é o flow rack, ou fluxo de prateleira, permitindo o armazenamento e retirada de produtos sejam feitos de maneira rápida, esse modelo comumente conta até com prateleiras inclinadas e esteiras rolantes para facilitar esse processo. Entrando mais a fundo nesse assunto, você pode até escolher entre três sistemas de manuseio, sendo eles: 

  • FIFO (first in, first out): ou em português, “primeiro a entrar, primeiro a sair”, organiza o estoque em fila de espera, onde os itens são utilizados por ordem de chegada.
  • FEFO (first expired, first out): representa um sistema usado com produtos com prazo validade, dessa forma, “primeiro a vencer, primeiro a sair”. 
  • LIFO (last in, first out): já nesse modelo, o “último que entra, é o primeiro que sai”, é usado por empresas onde os produtos podem passar por maior período de armazenamento, assim os itens recém-chegados vão para o final da fila.

Recomendamos que a recontagem e conferência do inventário sejam realizados a cada 3 ou 6 meses, ou, então, no lançamento de cada campanha, assim você tem uma visão precisa das vendas e quais produtos possuem mais apelo para planejar os próximos passos.

Todo esse processo pode parecer complexo quando temos uma lista enorme de pendências a serem resolvidas, por isso, a Total Express conta com o Total Fulfillment, solução completa de armazenagem e manuseio de estoque com sistema próprio de WMS (Warehouse Management System) e armazenagem, picking e packing para todos os tipos de produtos e quantidades – otimizando o tempo de seus processos, trazendo melhor custo benefício e visão do estoque.

Leia mais em: Total Fulfillment: preocupe-se com suas vendas e deixe o resto por nossa conta 

4. Invista em boas fotos de divulgação e descrição

Se você não investe em boas fotos dos produtos, esse pode ser um dos fatores que está influenciando a alcançar o efeito platô e não explorar todo o potencial do seu e-commerce.

Seus clientes querem poder conferir informações e imagens atualizadas e visualizar como o produto é em diferentes ângulos. E, em alguns segmentos, isso se torna ainda mais essencial, como vestuário, mobiliário, arte, e itens de maior valor agregado. 

5. Aproveite datas especiais

Se você não possui estratégias definidas no calendário para proporcionar aumentos sazonais de vendas, crie campanhas específicas para esses momentos, alinhando-as com seu público-alvo.

O ideal é que tenha em mãos um calendário com as principais datas do ano, de forma que ele te auxilie a desenhar as campanhas para este fim com estratégias mais aprofundadas e assertivas.

6. Conheça bem seu público e nicho

Para explorar ao máximo o potencial de divulgação e atingir quem realmente tenha interesse nos produtos do seu negócio, é importante conhecer bem o seu público-alvo e nicho. Isso ajudará não só a escolher os produtos que terão mais aderência, quanto também, definir estratégias de divulgação que atinjam os nichos desejados para a sua empresa.

Para isso, pode ser importante criar pesquisas que ajudem a conhecer melhor seu cliente potencial, suas características e gostos, padrões de comportamento, como definem o processo de compras, entre outros pontos.

Isso ajudará a definir planos de comunicação com mais potencial para o sucesso do marketing do seu negócio, trazendo as principais tendências que realmente façam sentido.

Uma das pesquisas mais utilizadas é a NPS (Net Promoter Score), que auxilia a compreender a satisfação do seu cliente e o grau de fidelidade em relação ao seu negócio. Com isso, é possível identificar se sua loja está no caminho certo para conquistar a fidelização de mais clientes, fazendo com que eles divulguem seu negócio para colegas, familiares e amigos.

7. Invista em experiência que gere valor

Criar um diferencial para seu e-commerce pode fazer toda a diferença para expansão das vendas. Muitas vezes, ações simples como o envio de um mimo, e-mails com mensagens de aniversário, um atendimento dedicado e próximo podem fazer toda a diferença.

Por exemplo, um cliente entrou em contato para falar sobre o atraso de uma entrega? Ter um colaborador que responda prontamente, confirme se está tudo certo e faça um follow up mais próximo pode passar a sensação de que seu negócio valoriza os clientes, não os vendo apenas como um número.

Essa aproximação potencializa o relacionamento do cliente com a sua empresa e aumenta as chances de sucesso a longo prazo. Outras ações interessantes são:

  • Envio de um bilhete personalizado junto a encomenda;
  • Proporcionar condições especiais em determinadas datas (por exemplo, enviar mimos para clientes que sejam mães em ações de Dia das Mães);
  • Criar embalagens personalizadas, entre outros pontos.

Pensar em estratégias que contemplem diferentes pontos, ajuda a criar o aumento das métricas de vendas e também potencializa a satisfação do cliente. Isso pode ser um grande diferencial para o sucesso da iniciativa da sua empresa, por estender os efeitos a longo prazo.

Em um momento no qual as dinâmicas mudam rapidamente, manter novas estratégias constantemente permite quesua loja virtual esteja sempre a frente no mercado, superando os concorrentes e entregando a melhor experiência para o público.

Com a Total Express do seu lado você conta com uma infraestrutura completa para oferecer uma experiência de alto valor para seus clientes. Para isso, trabalhamos em harmonia com os embarcadores – promovendo um ecossistema inteligente para cada entrega.  

Além disso, fornecemos programas de treinamento semanais para empreendedores  potencializarem a gestão de pedidos e transportes. Essa é uma iniciativa que ocorre durante os 30 primeiros dias depois da primeira entrega com a Total Express. Assim, nossos clientes podem aproveitar o ritmo e enviar seus produtos para todo o Brasil.  

Entre em contato e conheça mais sobre como a Total Express pode ajudar a vender mais online.

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