Estratégias de e-commerce: 10 tendências para impulsionar as vendas do seu negócio

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Uma mulher está sentada em uma mesa usando um laptop em uma loja de roupas. Há roupas coloridas nas prateleiras ao fundo. Vários pacotes, incluindo uma caixa chamada “Total Express”, estão sobre a mesa, sugerindo que ela está preparando itens para envio.

Nos últimos tempos, o comércio eletrônico tem vivido sua fase de ouro à medida que bate recordes e supera expectativas ano após ano. Para 2025, a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) prevê um faturamento de quase R$235 bilhões. Mas, para aproveitar o “boom” é essencial conhecer estratégias de e-commerce que são tendências no mercado.   

Em pesquisa sobre Tendências do E-commerce 2025, realizada pela Opinion Box, 56% dos entrevistados afirmaram que compram mais pela internet do que em lojas físicas. Esse dado indica que  é um ótimo momento para investir em estratégias de comércio eletrônico e aumentar suas vendas online.

Pensando nisso, separamos algumas dicas importantes que ajudarão a sair do comum e dar um passo adiante para vender mais online. Confira a seguir.

E-commerce no Brasil em 2025!

Em 2025, o e-commerce brasileiro deve faturar mais de R$234,9 bilhões, o que aponta um crescimento de quase 15% na comparação com 2024. Além disso, as previsões da ABComm indicam um ticket médio de R$539,28 e a chegada de três milhões de novos consumidores. 

 

Diante da concorrência acirrada, a inteligência artificial se consolida como um recurso estratégico, adotado por 70% das lojas virtuais para análise de dados e automação, a fim de oferecer experiências de compra mais personalizadas e eficientes, de acordo com um estudo da Ebit/Nielsen.

 

Ainda, dados do desempenho do e-commerce brasileiro em janeiro de 2025, mostram uma movimentação de mais de R$155 milhões já no primeiro mês do ano. Os setores de destaque são os de roupas e acessórios, casa e jardim, infantil, saúde e bem-estar e alimentos e bebidas. 

 

Além disso, os recursos de automação de marketing estão entre as principais estratégias de marketing para e-commerce.  

 

As campanhas de e-mail marketing, por exemplo, impulsionaram, em janeiro de 2025,  cerca de 32,9% da receita do setor de alimentos e bebidas, conforme dados da Edrone durante a análise de 700 lojas virtuais. 

 

10 estratégias de e-commerce para impulsionar suas vendas online 

As vendas podem se tornar um grande desafio para os gestores, principalmente quando alcançam um determinado patamar de crescimento. Muito disso vem, justamente, das questões relacionadas com a administração do negócio.

Por isso, alguns e-commerces pecam em direcionar o foco nas métricas dos dados gerais de vendas, ao invés de estudar estratégias que garantirão um posicionamento de valor perante o público.

Então, a seguir, separamos 10 dicas que acompanhamos com nossos parceiros para ajudar a aumentar as vendas online da sua empresa sem comprometer as operações de outros times, proporcionando maiores chances de sucesso a partir de uma experiência do cliente excelente. 

Confira abaixo as melhores estratégias de e-commerce!

  1. Facilite a compra em sua loja

Um dos pontos que pode afastar o cliente do seu negócio e diminuir o volume de compras é quando o processo de finalização não é intuitivo. Ou seja, o consumidor não encontra facilidade no processo de concretização, e acaba por abandonar o carrinho.

Para estimular o processo, torne esse processo mais simples etapa a etapa. Confira quais são os gargalos que podem estar presentes em momentos como login, pagamento, análise do valor do frete e reduza ou resolva os pontos que podem gerar fricção ou que sejam confusos.

  1. Domine o sistema e processo de entrega de pedidos

Você explora, de fato, todo o potencial do seu processo de entregas de pedidos? Muitas vezes, existem obstáculos que impedem a expansão das vendas.

Uma dica interessante é buscar mais informações diretamente com o fornecedor sobre o serviço contratado, a fim de sanar dúvidas sobre siglas presentes, termos desconhecidos e funcionalidades que possam ser fundamentais para o sucesso do seu negócio.

Conhecer mais sobre isso também ajuda a potencializar a visão das entregas e ter um processo de preparação, separação e envio de pedidos mais ágil e eficiente.

Leia mais: PMEs: como ter entregas de alta qualidade com economia para sua loja online 

  1. Faça bom controle de estoque

O controle de estoque é fundamental quando falamos em potencializar as vendas, para saber exatamente quais são os produtos disponíveis, suas quantidades e demais informações essenciais, como prazo de validade. Essa ação ajuda  a identificar o melhor momento para uma eventual queima de estoque, se necessário.

A escolha do layout adequado deve levar em conta as demandas da sua loja, que podem ir além do controle do estoque, mas também no processo de envio, o que diminui o tempo de manuseio e envio. 

Um dos sistemas de armazenagem mais utilizados é o flow rack, ou fluxo de prateleira, que permite que o armazenamento e retirada de produtos sejam feitos de maneira rápida. Esse modelo comumente conta com prateleiras inclinadas e esteiras rolantes para facilitar o processo. 

Além disso, é possível escolher entre três sistemas de manuseio para a operação logística, sendo eles: 

  • FIFO (first in, first out): ou em português, “primeiro a entrar, primeiro a sair”, organiza o estoque em fila de espera, onde os itens são utilizados por ordem de chegada;
  • FEFO (first expired, first out): representa um sistema usado com produtos com prazo validade, dessa forma, “primeiro a vencer, primeiro a sair”; 
  • LIFO (last in, first out): já nesse modelo, o “último que entra, é o primeiro que sai”, é usado por empresas onde os produtos podem passar por maior período de armazenamento, assim os itens recém-chegados vão para o final da fila.

Recomendamos que a recontagem e conferência do inventário sejam realizados a cada 3 ou 6 meses, ou, então, no lançamento de cada campanha, assim é possível manter  uma visão precisa das vendas e quais produtos possuem mais apelo para planejar os próximos passos.

Todo esse processo pode parecer complexo quando temos uma lista enorme de pendências a serem resolvidas, por isso, a Total Express conta com o Total Fulfillment. Essa solução completa de armazenagem e manuseio de estoque com sistema próprio de WMS (Warehouse Management System) e armazenagem, picking e packing para todos os tipos de produtos e quantidades – otimizando o tempo de seus processos, trazendo melhor custo benefício e visão do estoque.

  1. Invista em boas fotos de divulgação e descrição

Se você não investe em boas fotos dos produtos, esse pode ser um dos fatores que está influenciando a alcançar o efeito platô e não explorar todo o potencial do seu e-commerce.

Seus clientes querem poder conferir informações e imagens atualizadas e visualizar como o produto é em diferentes ângulos. E, em alguns segmentos, isso se torna ainda mais essencial, como vestuário, mobiliário, arte e itens de maior valor agregado. 

  1. Aproveite datas especiais

Se você não possui estratégias definidas no calendário para proporcionar aumentos sazonais de vendas, crie campanhas específicas para esses momentos e alinhe-as com seu público-alvo.

O ideal é que tenha em mãos um calendário comercial com as principais datas do ano, de forma que ele te auxilie a desenhar as campanhas para este fim com estratégias mais aprofundadas e assertivas.

  1. Conheça bem seu público e nicho

Para explorar ao máximo o potencial de divulgação e atingir quem realmente tenha interesse nos produtos do seu negócio, é importante conhecer bem o seu público-alvo e nicho. Isso ajudará a escolher os produtos que terão mais aderência e a definir estratégias de divulgação que atinjam os nichos desejados para a sua empresa.

Para isso, pode ser importante criar pesquisas que ajudem a conhecer melhor seu cliente potencial, suas características e gostos, padrões de comportamento, como definem o processo de compras, entre outros pontos.

Dessa forma, seu time de marketing digital para e-commerce poderá definir planos de comunicação com um alto potencial para o sucesso, além identificar as tendências que realmente façam sentido.

Uma das pesquisas mais utilizadas é a NPS (Net Promoter Score), que auxilia a compreender a satisfação do seu cliente e o grau de fidelidade em relação ao seu negócio. Com isso, é possível identificar se sua loja está no caminho certo para conquistar a fidelização de mais clientes, fazendo com que eles divulguem seu negócio para colegas, familiares e amigos.

  1. Invista em experiência que gere valor

Criar um diferencial para seu e-commerce pode fazer toda a diferença para expansão das vendas. Muitas vezes, ações simples como o envio de um mimo, e-mails com mensagens de aniversário, um atendimento dedicado e próximo podem fazer toda a diferença.

Por exemplo, um cliente entrou em contato para falar sobre o atraso de uma entrega? Ter um time que una as funções do chatbot e um colaborador preparado para responder prontamente, confirmar se está tudo certo e fazer um follow up mais próximo pode passar a sensação de que seu negócio valoriza os clientes, não os vendo apenas como um número.

Essa aproximação potencializa o relacionamento do cliente com a sua empresa e aumenta as chances de sucesso a longo prazo. Outras ações interessantes são:

  • envio de um bilhete personalizado junto a encomenda;
  • proporcionar condições especiais em determinadas datas (por exemplo, enviar mimos para clientes que sejam mães em ações de Dia das Mães);
  • criar embalagens personalizadas, entre outros pontos.

 

  1. Aposte no uso da Inteligência Artificial

No cenário atual, o atendimento personalizado Inteligência Artificial (IA) tem revolucionado o e-commerce ao possibilitar experiências interativas para os consumidores. 

Com o uso de machine learning, por exemplo, é possível prever comportamentos, recomendar produtos e automatizar processos. Isso resulta em uma experiência altamente satisfatória para o cliente e aumenta as taxas de conversão da sua loja virtual. 

Então, aproveite essa estratégia para e-commerce invista em recursos de recomendações inteligentes, atendimentos via chatbots e assistentes virtuais, automação do atendimento no pós-venda, personalização de conteúdo e mais. 

  1. Invista em pagamentos instantâneos (Pix)

O avanço dos pagamentos instantâneos, liderado pelo Pix, transformou o e-commerce no Brasil. Desde seu lançamento pelo Banco Central em 2020, o Pix se tornou um dos meios de pagamento mais utilizados no país, além de super transações via boletos e desafiar o domínio dos cartões de crédito. 

Dados divulgados pelo InfoMoney, apontam que, em 2025, estima-se que 44% das transações online sejam feitas via Pix, ultrapassando os cartões de crédito, que devem representar 41% das compras.

Além do Pix, as carteiras digitais como Apple Pay, Google Pay e Paypal ganharam relevância nas lojas virtuais e proporcionam pagamentos rápidos e seguros com apenas um clique.

  1.  Promova experiência exclusiva com realidade aumentada 

A realidade aumentada e outras tecnologias imersivas chegaram para revolucionar o e-commerce. Isso porque elas proporcionam experiências interativas que aproximam o consumidor do produto antes de finalizar a compra. Esse tipo de inovação reduz a incerteza na escolha, aumenta a confiança do cliente e diminui as devoluções.

A tecnologia permite que os consumidores visualizem produtos em 3D e testem virtualmente como eles ficariam em diferentes ambientes ou situações. Assim, é usada, principalmente, em segmentos como moda e beleza, móveis e decoração e eletrônicos e automóveis. 

Otimize suas entregas e impulsione as vendas com nossas soluções logísticas!

Pensar em estratégias para e-commerce  ajuda a criar o aumento das métricas de vendas e também potencializa a satisfação do cliente, o que tende a ser um  grande diferencial para o sucesso  da sua empresa.

Em um momento no qual as dinâmicas mudam rapidamente, manter novas estratégias constantemente permite que sua loja virtual esteja sempre à frente no mercado, supere os concorrentes e garanta a melhor experiência para o público.

Com a Total Express ao seu lado, você conta com uma infraestrutura completa para oferecer uma experiência de alto valor para seus clientes. Para isso, trabalhamos em harmonia com os embarcadores – que promovem um ecossistema inteligente para cada entrega.  

Além disso, fornecemos programas de treinamento semanais para empreendedores  potencializarem a gestão de pedidos e transportes. Essa é uma iniciativa que ocorre durante os 30 primeiros dias depois da primeira entrega com a Total Express. Assim, nossos clientes podem aproveitar o ritmo e enviar seus produtos para todo o Brasil.  

Entre em contato e conheça mais sobre como a Total Express pode ajudar a vender mais online.

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