Desvendando o potencial da Inteligência Artificial no e-commerce

5 min de leitura
Imagem
Mulher digitando no notebook

Você com certeza ouviu falar bastante recentemente sobre o potencial da Inteligência Artificial (IA). Não é para menos, já que as funcionalidades desenvolvidas podem, realmente, tornar seu negócio online mais estratégico.

Seus potenciais concorrentes com certeza já estão investindo nisso. Segundo estudo da PwC, de 2022 (ou seja, antes da popularização do ChatGPT, em 2023), 76% das empresas entrevistas já utilizavam alguma tecnologia baseada em IA. Então, imagine como isso vai potencializar nos próximos anos!

Não quer perder a oportunidade de trazer esse diferencial para seu negócio? Então continue lendo e confira todo o potencial da Inteligência Artificial no e-commerce.

O potencial da Inteligência Artificial em seu negócio online

A Inteligência Artificial está causando um forte burburinho, justamente, porque ela expande o potencial estratégico dos negócios online. As ferramentas que utilizam um modelo de Large Language Model (LLM ou, em português, “modelos de linguagem grande”), como o ChatGPT, são disruptivas e abrem um leque maior de possibilidades de uso.

Mas, para isso, é importante entender o conceito de IA em si e, mais especificamente, o modelo LLM. A Inteligência Artificial é um termo guarda-chuva. Ele abriga as tecnologias que atuam, em alguma medida, de forma semelhante aos seres humanos nas tomadas de decisões.

Dentro desse campo, temos as ferramentas de LLM. Elas utilizam algoritmos de aprendizado profundo, que aprendem com um volume enorme de dados. Assim, ela consegue interagir com humanos conversando por meio de linguagem natural, proporcionando respostas rápidas nessas plataformas.

O ChatGPT se tornou a mais conhecida atualmente, mas não é a única. Outras com destaque atualmente são:

  • Gemini;
  • Copilot;
  • DALL-E;
  • Midjourney.

Com elas, é possível ter um grande suporte para diversas indústrias, inclusive, para o varejo eletrônico. Mas como elas podem ser aplicadas, na prática? É o que você verá a seguir!

Usos da Inteligência Artificial no e-commerce 

Mais especificamente, para o varejo online, a Inteligência Artificial pode ser utilizada de diversas formas. Mas, uma das mais estratégicas é unir a agilização de processos e, ao mesmo tempo, proporcionar um atendimento personalizado.

Com isso, é possível conquistar diversos benefícios, entre eles:

  • Gerar uma maior personalização no atendimento ao cliente;
  • Ter uma gestão do seu e-commerce com maior assertividade;
  • Facilitar a resolução de problemas com o público e reduzir o tempo gasto para isso.

Porém, na prática, como é possível aplicar o uso das ferramentas de IA, especialmente de LLM, a favor do seu negócio online? Separamos as principais aplicações a seguir!

Chat

Esse é um uso já bastante disseminado. Porém, diante da possibilidade de integração com ferramentas de LLM, torna-se ainda melhor e com resultados mais precisos. O uso de tecnologias de Inteligência Artificial em chats de atendimento da sua empresa facilita a resolução de problemas e dúvidas do seu cliente.

Muitas vezes, as questões trazidas possuem um certo padrão e podem ser resolvidas a partir de indicações de passo a passo para serem seguidos. Isso pode, inclusive, ajudar pessoas que não desejem falar com atendentes e ter maior autonomia para resolver suas questões. 

Assim, eles podem, até mesmo, ter atendimento fora do horário comercial. Muitas pessoas só tem disponibilidade para entrar em contato com negócios em horários nos quais o expediente já encerrou. Deste modo, o chat é uma alternativa rápida de resolução.

O uso da IA para este fim permite que o seu cliente ou visitante possa resolver questões tais como:

  • Obtenção de informações sobre produto;
  • Solicitar devolução de produtos com avarias;
  • Ter informações sobre rastreio dos produtos e potencializar a experiência de entrega, entre outros.

Criação de descrição de produtos 

Seu negócio produz descrições de produtos de forma eficiente? Isso interfere em como os itens da sua loja aparecem no Google. Caso você não implemente boas estratégias de descrição, pode ser que o público não encontre seu e-commerce ao pesquisar sobre algo que deseje.

Porém, para funcionar bem esse processo, é preciso que, além de atender às boas práticas de SEO, é preciso garantir padronização nas informações oferecidas. As ferramentas de LLM podem ajudar nisso.

Você pode solicitar prompts padronizados conforme as informações oferecidas sobre o produto. Com isso, é possível criar um estilo específico para seu negócio, principalmente, se ele possui uma linguagem própria.

Vitrines personalizadas 

Se você pudesse otimizar ainda mais as recomendações de produtos para uma pessoa, o quanto isso poderia auxiliar a potencializar os resultados de vendas do seu negócio? Saiba que com a Inteligência Artificial, isso é possível.

A ferramenta utilizada pode realizar o cruzamento do histórico de visitas de um usuário e as compras que ela realizou. Assim, pode fazer sugestões de novas coleções e produtos alinhados com as preferências deles.

E-mail marketing 

Ainda no campo de personalização da experiência do cliente, não podemos deixar de citar o uso da IA para criar e-mails marketings ainda mais personalizados e melhor direcionados. Com isso, é possível minimizar algumas métricas que, inclusive, podem interferir nos resultados do seu negócio online.

Por exemplo, um dos grandes desafios dos gestores é conseguir diminuir a taxa de carrinhos abandonados. Com ferramentas de IA, é possível resolver essa questão.

Ao perceber que uma pessoa saiu do site e abandonou o carrinho, a ferramenta pode comunicar a questão imediatamente, bem como também enviar uma promoção personalizada. 

Desta forma, a pessoa pode se sentir mais próxima à marca e retornar para finalizar a compra. E tudo isso de forma automatizada, sem necessitar disparo humano para este fim.

Análise de vendas 

Além de otimizar a experiência com o cliente, também é possível utilizar a Inteligência Artificial para auxiliar na gestão interna do seu e-commerce. Você pode utilizá-la para:

  • Entender melhor os padrões de compras do cliente;
  • Conhecer mais sobre tendências de dias e horários do público;
  • Identificar quais são os produtos mais comprados ou não;
  • Ter uma maior precisão sobre fluxo e gestão de estoque;
  • Encontrar tendências para promoções, entre outras possibilidades.

A Inteligência Artificial no e-commerce veio para ficar. Quanto antes você conseguir sair a frente de concorrentes, mais facilmente conseguirá proporcionar diferenciais competitivos que serão importantes para destacar-se cada vez mais na sua área de atuação.

Quer acompanhar todas as novidades para tornar seu negócio online ainda mais competitivo? Continue lendo nossos artigos no blog e esteja por dentro do que está em alta no mercado!

Tags: