4 dicas para alinhar a logística de sua empresa para o Dia dos Pais

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Filho e pai pretos abraçados e sorrindo, a criança está com verde e o pai com camiseta marrom, o fundo contém uma árvore.

O varejo está se preparando para uma das datas com maior aumento de vendas: o Dia dos Pais. Junto com o Dia das Mães e o Dia dos Namorados, essa é uma das épocas mais aguardadas do comércio e, consequentemente, dos consumidores.

Nesses super períodos, um ponto central e sensível precisa ser visto com cuidado para poder transformar, realmente, essas oportunidades em conversões, fidelizando clientes ao longo do tempo e garantindo a eficácia de etapas críticas no negócio: a logística.

Quando bem implementada, ela tem a capacidade de encantar seu público sem grandes esforços, garantindo que processos sejam mais rápidos e precisos, e contribuindo, assim, para uma experiência de compra positiva. Contudo, quando mal administrada, os resultados podem surtir o efeito inverso e acabar afastando seus consumidores, sem contar na geração de crises com reclamações.

Por isso, neste artigo vamos abordar 4 dicas essenciais que ajudarão a fortalecer sua logística durante o Dia dos Pais, de modo que a sua empresa usufrua apenas dos benefícios agregados. Confira a seguir! 

Por que vender no Dia dos Pais?

Como visto, as datas comemorativas são uma excelente oportunidade para quem deseja aumentar as vendas do seu e-commerce, seja com os clientes já fidelizados, ou trazendo novas pessoas para conhecerem a empresa.

Com isso, também é possível compensar períodos em que há uma queda sazonal de vendas. Se o seu segmento passa por isso, investir em uma captação maior de clientes pode ajudar a equilibrar melhor as finanças e compensar esses períodos de baixa demanda.

Em 2024, a data será celebrada no dia 11 de agosto, então é um excelente momento para começar a se preparar. Alguns dos principais produtos que estão na lista dos mais vendidos nesse período são:

  • Perfumes;
  • Vestuário;
  • Artigos esportivos;
  • Ferramentas;
  • Calçados;
  • Eletrônicos e gadgets.

Vale lembrar, é claro, que cada item acima é apenas uma margem de produtos que podem ser comercializados com mais facilidade. Evite trocar de produtos em cima da hora, você conhece melhor quais itens têm mais saída e onde focar seus esforços.

4 dicas para fortalecer sua logística durante o Dia dos Pais

Agora que entendemos o valor que as datas comemorativas têm sobre a sua empresa, também é válido saber que as expectativas são bastante positivas em relação ao Dia dos Pais. 

A tendência é que se repita o crescimento ocorrido em 2023, onde, segundo o ICVA, ocorreu um aumento de 6,3% das vendas em e-commerces em comparação com o ano de 2022.

Isso significa que se você quiser aproveitar essa oportunidade por inteiro, fortalecer os seus processos logísticos será fundamental. Afinal, é comum que os filhos decidam comprar os presentes em dias mais próximos da data e, com isso, é essencial que a logística do seu negócio seja impecável, de modo que consiga cumprir prazos e fazer com que os itens cheguem a tempo.

Portanto, confira a seguir 4 dicas que ajudarão a fortalecer esse setor e prepará-lo para o aumento de demanda neste período:

1. Invista em estratégias de antecipação das vendas

Lembra-se do que falamos logo acima, sobre muitas pessoas deixarem as compras para cima da hora? Com as estratégias corretas, é possível, inclusive, contornar essa situação e ajudar a proporcionar um fluxo mais linear, que consequentemente não sobrecarregará seus times logísticos.

Então, que tal trazer dicas e ofertas para antecipar as compras do Dia dos Pais? Com isso, as pessoas vão sentir um senso maior de urgência e adiantar os presentes de seu familiar querido. O que já é comprovado por uma pesquisa da Shopee, que aponta que no ano de 2023, 38% das pessoas que responderam decidiram que comprariam os presentes com três ou mais semanas de antecedência. Você pode considerar essa média para criar medidas incentivadoras para que esse percentual aumente em sua loja.

2. Foque em personalização

Quando falamos de datas comemorativas, investir em experiências diferenciadas pode proporcionar resultados ainda mais positivos. E se o assunto é relacionado a presentes, criar um efeito “uau” pode gerar uma satisfação ainda maior com seu negócio.

Afinal, o consumidor quer ter a possibilidade de encantar a pessoa presenteada, especialmente se este item está sendo entregue à distância. Vamos a um exemplo para você ver como isso pode ser feito:

Imagine que um filho está morando em outro estado e gostaria de poder presentear seu pai, já que não poderá estar com ele na data. Mas, mais do que apenas enviar um presente, ele gostaria de poder fazer uma surpresa com algo especial que ele irá se emocionar.  

Se o seu e-commerce puder oferecer a possibilidade, por exemplo, de enviar uma carta para o pai, isso servirá como um atrativo para que ele faça a compra no seu negócio. Da mesma forma, embalagens para presente especiais, brindes e outros tipos de mimos podem personalizar a experiência e encantar tanto o cliente em si quanto o presenteado.

3. Crie uma estratégia de frete especial

Mesmo com as estratégias de antecipação das compras, pode ser que muitas pessoas ainda deixem para última hora. Nesse caso, investir em ofertas de frete especial pode ser um método atrativo para seu e-commerce.

Uma das mais efetivas é a entrega expressa, ou seja, aquela que pode ser entregue no mesmo dia (“same day delivery”) ou, entre 24 a 48 horas. Assim, os “atrasadinhos” conseguem ser contemplados e podem preferir a sua loja do que outras que não possuam essa opção, sendo um importante diferencial competitivo. 

Outra possibilidade é ter condições especiais, como retirada em loja (caso seu e-commerce conte com loja física) ou, ainda, a retirada em ponto de entrega. Com isso, pessoas que não podem receber os itens em sua residência se sentirão contempladas, sendo uma experiência flexível para elas.

4. Planeje seus passos para atender o pico de vendas

Outro item importante está na certeza de que seu negócio irá conseguir lidar com o pico de vendas maior que essa data oferece (e até mesmo outras durante o ano). Isso pode impactar diretamente as entregas e esse é um ponto sensível em datas comemorativas. 

Afinal, um produto que atrase e chegue depois da data pode gerar muita frustração. Muitas pessoas não só deixam de continuar comprando em sua loja, como também podem registrar reclamações em avaliações em sites especializados, prejudicando a reputação da sua empresa.

Por isso, é fundamental nesse momento, contar com uma empresa logística de confiança e com alta capacidade de conseguir atender esse aumento da demanda. Também, que tenha um bom suporte e ofereça uma relação segura com seus clientes.

Dica: Conte com a Total Express para esse momento especial. Nossa infraestrutura de última geração nos permite entregar produtos em todo o território nacional com máxima rapidez — que é viabilizado por nossa rede de mais de 2 mega HUBs e 120 estruturas de Last Mile.

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Com tudo o que foi abordado até agora, fica claro o impacto significativo que as datas comemorativas, como o Dia dos Pais, têm sobre as operações de um e-commerce. Esses períodos não apenas impulsionam as vendas, mas também representam uma oportunidade única de cativar novos clientes e fortalecer o relacionamento com os já existentes.

É essencial reconhecer que uma logística bem estruturada desempenha um papel crucial nesse cenário. Quando bem planejada e executada, ela não apenas garante que os processos sejam ágeis e precisos, mas também assegura que as expectativas dos consumidores sejam atendidas plenamente.

Portanto, para maximizar as oportunidades durante o Dia dos Pais e evitar contratempos, comece já sua preparação para a data e embarque com a Total Express! Faça seu cadastro agora mesmo. 

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