O Dia dos Namorados é uma das datas mais importantes do comércio nacional, logo depois do Dia das Mães. O clima romântico da data ajuda, também, a proporcionar diversas oportunidades de criar experiências únicas e atrair mais clientes.
O que não faltam são opções para serem exploradas com marketing temático. Isso ajuda a trazer novos clientes e, também, fidelizar os já existentes. Algumas ações são clássicas nesse momento, como produtos e kits especiais, ações temáticas e cupons sazonais.
Mas é possível ir além e oferecer algo único, que só sua empresa proporcione. Gera valor para seu negócio,aumenta as vendas e ajuda a estreitar o relacionamento com seu público. Confira a seguir dicas que podem ajudar a otimizar essa experiência.
Personalize o site com banners diferentes e voltados para a data
Uma opção atrativa é trazer o clima do Dia dos Namorados logo de cara no seu site. Isso ajuda, por exemplo, que os “atrasados” dos presentes já se liguem em relação à data comemorativa e comecem a planejar suas compras.
Caso você prepare promoções e kits especiais, não deixe de inserir banners focados para a landing page, facilitando o acesso para seu visitante. Isso ajuda para que ele encontre os produtos temáticos e potencialize as chances de compras.
Tenha embalagens especiais para o Dia dos Namorados
Um problema recorrente de quem faz compras online é quando a pessoa deseja enviar o item direto para alguém, como presente, mas não consegue fazer uma embalagem especial para isso. No Dia dos Namorados, isso é ainda mais forte, pelo apelo emocional da data.
Então, aproveite o período para fornecer a possibilidade de que a pessoa possa assinalar que deseja embalagem para presente no momento do checkout. Ofereça também a possibilidade de um cartão personalizado, isso ajuda a resolver uma “necessidade” do comprador, além de proporcionar uma impressão positiva para ele.
Crie comunicação via e-mail com produtos em destaque
Trabalhe estratégias de comunicação para atrair o comprador para seu e-commerce. Há quem diga que o e-mail marketing está morto, mas isso é um mito! Ele é bem efetivo, especialmente nessas datas.
Crie fluxos de comunicação com produtos em destaque, possibilidade de ofertas e cupons exclusivos. Uma dica interessante, que potencializa ainda mais as chances de sucesso é conceder ofertas personalizadas conforme padrões de compra da pessoa.
Por exemplo, você pode enviar algo exclusivo para quem fez compras recentemente no site. Ou, ainda, pensar em ações exclusivas para quem mora em determinada região (por exemplo, um cupom de desconto para um jantar em um restaurante parceiro no dia 12 de junho).
Ofereça entregas rápidas para chegarem antes da data
Geralmente, o Dia dos Namorados é uma data em que há uma comemoração especial, cujo ápice é a entrega dos presentes. Imagine uma das partes não poder fazer isso porque a compra não chegou a tempo — seria péssimo, não é mesmo?
Por isso, esse é um dia no qual é essencial contar comtransportadoras de confiança para garantir o prazo divulgado, considerando a elevação das compras no período. Isso ajuda a manter a experiência do cliente o mais agradável possível.
Outro ponto é encontrar locais que operem com qualidade no processo de transporte. Isso porque muitos presentes que são comprados nesse período são itens frágeis, que podem amassar, quebrar ou avariar e prejudicar a experiência do cliente – e não queremos isso, não é?
Dica: conte com a Total Express nessa data, com agilidade e confiança, e garantindo que todos os itens chegarão a tempo, mesmo com o aumento no volume de vendas. Conte com uma estrutura que atende todo o Brasil e com a possibilidade de entrega expressa de até 48 horas!
Dê a opção de criar cartas para companheiros a distância
Muitas pessoas contam com os pedidos via e-commerce para enviar presentes para companheiros com quem não poderão passar a data, seja por motivos de trabalho, pessoais, ou em relacionamentos à distância. Isso pode ser muito desanimador para o casal, muitas vezes, e receber apenas o presente pode ser um tanto quanto impessoal.
Quer fazer a diferença e criar uma ação que favorece a conexão com o seu comprador? Ofereça a opção de criar cartas para quem enviará o presente dessa forma. A pessoa pode escrever o que ela deseja dizer a sua parceria e a carta será enviada junto com o presente.
Isso ajuda a criar um laço emocional com a sua empresa, mostrando que ela se preocupa com as pessoas que estão passando por esse momento, que pode ser difícil em uma data tão importante. O valor investido nesse tipo de ação pode retornar, no futuro, na fidelização e na divulgação orgânica da sua empresa.
Crie campanhas de marketing com storytelling
Você já ouviu falar na técnica de storytelling? Essa é uma estratégia que visa contar histórias para criar uma conexão emocional com seu interlocutor.
Essa é uma forma interessante de criar envolvimento com os clientes, e essa data é bem propícia para isso. Então, que tal pensar em uma ação romântica?
Por exemplo, faça uma ação promocional que contenha um enredo envolvente, onde os seguidores das redes sociais contam histórias românticas que envolvam a sua empresa. Ou, então, criar promoções para que a história mais especial possa ganhar alguma condição especial.
Isso ajuda para que outras pessoas se sintam identificadas com essa ação e sintam-se motivadas a fazerem suas compras para a pessoa amada. Além, também, de aumentar o alcance da sua empresa nas redes sociais, pois as pessoas tendem a engajar bastante nesse tipo de conteúdo.
Criar campanhas especiais para o Dia dos Namorados é uma excelente forma de atrair pessoas que nunca compraram em sua loja, expondo a marca a um público mais amplo. Então, se você ainda não começou a planejar isso, ainda dá tempo, para que a mensagem possa chegar ao seu público-alvo de forma efetiva.
Para essa e as demais datas importantes, conte com a Total Express! Nós apoiamos o seu negócio para entregar produtos com agilidade e confiabilidade.
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