Sabia que a entrega rápida é um fator que pode colocar seu e-commerce à frente dos concorrentes? Isso porque cada vez mais as entregas expressas estão ganhando destaque no mercado, por conta das mudanças no comportamento de consumo dos compradores. Quem optar por investir nesse tipo de entrega, tem grandes chances de aprimorar o relacionamento com seus clientes.
Afinal, os consumidores estão cada vez mais exigentes, e a possibilidade de ter suas demandas atendidas com rapidez, faz com que se priorize lojas que consigam cumprir prazos mais apertados, mesmo que seja preciso pagar a mais por isso — é o caso de 73% dos consumidores representados em uma pesquisa da PEGN.
Então, que tal aproveitar essa oportunidade e proporcionar uma experiência diferenciada para seus clientes? Para isso, continue lendo! Vamos explicar o que é, como funciona e como aderir a esse serviço em seu negócio.
Entregas rápidas no e-commerce: o que é?
Muitas vezes, as pessoas deixam para comprar presentes em cima da hora e, para atender a essa demanda, procuram sites que ofereçam entrega no dia seguinte ou até no mesmo dia. Nesse momento, se a sua loja não possuir essa modalidade, poderá perder a venda para o concorrente que oferece entrega expressa.
Além disso, uma pessoa com maior urgência, para não perder a oportunidade, vai preferir pagar uma quantia a mais pelo frete do que correr o risco de não receber o produto a tempo.
Assim, todos saem ganhando: o cliente, que terá seu item em mãos quando necessário, e seu negócio, que consegue aproveitar a oportunidade de venda e ainda pode encantar o consumidor com essa experiência. O investimento em entrega rápida também promove outros benefícios para sua loja online. Confira a seguir:
6 benefícios de aderir o serviço de entrega rápida no seu e-commerce
Como o visto, trazer as entregas rápidas para seu negócio pode proporcionar um excelente diferencial competitivo. Afinal, com o boom do e-commerce, tem se tornado essencial que você consiga sair à frente dos concorrentes e aproveitar ao máximo todas as experiências de compra.
1.Clientes cada vez mais fiéis e satisfeitos
Com tantos players no mercado, sua loja online não pode errar. Quanto melhor for a experiência, maiores as chances de fidelizar clientes e aumentar a chance de indicação do seu e-commerce e da repetição de compras em seu site.
2. Maior agilidade e eficiência
Ao priorizar prazos de entrega menores, os processos de armazenagem, separação e envio dos produtos se tornam mais ágeis e coordenados. Isso resulta em uma operação eficiente, com redução significativa de erros e minimização de prejuízos relacionados a atrasos ou devoluções.
3. Melhor rastreabilidade
A implementação da entrega expressa implica em uma maior facilidade para rastreamento em tempo real. Isso marca um ponto positivo para o cliente, que saberá exatamente onde está o produto e poderá verificar o status a qualquer momento.
4. Maior flexibilidade de horários
Um serviço de entrega expressa permite que o cliente consiga escolher o horário de entrega, o que torna o processo mais cômodo para ele. Isso é fundamental, especialmente, para quem não possui alguém para receber as compras em determinados horários.
5. Segurança e garantia elevadas
No geral, as compras nessa modalidade são garantidas por seguro. Assim, caso o item não chegue em bom estado, o problema poderá ser resolvido rapidamente.
Na Total, contamos com uma completa estrutura de gerenciamento de risco. Com um índice de perdas abaixo de 0,1% e monitoramento 24/7, garantimos entregas confiáveis para seu negócio.
6. Destaque na concorrência
Por fim, ao associar a entrega rápida à qualidade dos produtos que seu e-commerce oferece, você fortalece a percepção de valor da sua marca na mente do consumidor.
Essa combinação de agilidade e qualidade atrai novos clientes e fideliza aqueles que já conhecem e confiam na sua marca, consolidando assim uma vantagem competitiva no mercado.
Como funciona a entrega rápida da Total Express?
O processo de entrega da Total Express é projetado para atender às necessidades de empresas que buscam agilidade e eficiência na distribuição de seus produtos. Desse modo, conta com modalidades de coleta que incluem:
- coleta agendada: para clientes com acordo comercial, realizada em dias e horários pré-definidos;
- coleta automática: disponível de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h, respeitando o horário de corte até as 10h59.
Após a coleta, as encomendas são encaminhadas para o centro de distribuição, onde são processadas e preparadas para a transferência até a base mais próxima do destino final.
Então, na base de destino, as encomendas são separadas por região, e as rotas de entrega são planejadas para otimizar o tempo e reduzir custos, o que garante a agilidade no serviço.
Como adotar serviço de entregas rápidas no seu negócio?
Para trazer as entregas ágeis para seu negócio e garantir um relacionamento duradouro com os seus clientes, além de se beneficiar de todas as vantagens citadas anteriormente, será preciso seguir alguns passos que ajudarão nesse processo. Confira-os a seguir.
Conte com uma rotina organizada
Quando falamos em processos expressos, especialmente no que diz respeito à entrega, é fundamental ter uma rotina organizada. Isso ajuda para que os processos sejam feitos com maior precisão e evite atrasos por falhas internas.
Inclusive, ao oferecer entrega expressa em seu negócio, o ideal é rever a gestão logística, como as etapas de confirmação de compra, picking, envio para transportadora, entre outros, com foco em reduzir eventuais gargalos.
Mantenha o estoque atualizado em tempo real
Para cumprir com os prazos mais curtos, o controle do seu estoque não pode falhar. Afinal, imagine fazer a venda com entrega na modalidade “same day delivery” e, por uma falha, o período de reposição do produto aumentar para dois dias?
Assim, o ideal é ter um software eficiente, que ajude a manter os dados atualizados em tempo real e, de preferência, integrado com todos os estoques disponíveis. Logo, caso seja necessário, pode acionar o despacho saindo de uma filial.
Opte por produtos que podem ser transportados com agilidade
Muitas vezes, por decisões estratégicas, não são todos os produtos que podem ser disponibilizados na modalidade de entrega expressa para e-commerces. Por exemplo, se sua loja vende itens que exigem um cuidado maior antes do despacho, pode ser que o retorno financeiro não seja favorável.
O mesmo vale para produtos que não possuem uma boa saída. Isso porque, para oferecer uma entrega expressa, é fundamental manter um bom volume em estoque e, se não houver tantas demandas, pode trazer mais prejuízos do que o imaginado.
Tenha parceria com uma transportadora confiável
Um ponto sensível e fundamental a ser acompanhado é a transportadora. Afinal, o comprometimento dela será o responsável por fazer com que o item chegue no prazo adequado para o cliente.
Por isso, é essencial contar com empresas logísticas de referência no mercado e, principalmente, que possua uma boa infraestrutura para conseguir atender aos prazos que o cliente deseja.
Um exemplo favorável ao assunto é a Total Express, que conta com estratégias logísticas eficientes para garantir entregas dentro do esperado. Isso envolve questões como um atendimento eficiente, sistemas integrados, hubs e pontos de coleta por todo o território nacional. O que é uma mão na roda na hora de enviar e receber produtos que por algum motivo não tem a capacidade de chegar à residência do cliente.
Qual o prazo da entrega rápida?
Em muitos casos, é possível realizar o envio em 24 horas. No entanto, o prazo final dependerá da disponibilidade dos motoristas e da distância entre o centro de distribuição e o destino.
Por isso, embora exista a possibilidade de entrega no mesmo dia, há um prazo máximo de até 72 horas para garantir a eficiência do serviço.
Na Total Express contamos com um alcance de 100% do território nacional, com atendimento direto a mais de 4.000 municípios e suporte dos Correios para áreas remotas. O que reforça a confiabilidade e a abrangência com de 24 a 48 horas.
Otimize suas entregas e conquiste seus clientes com a Total Express!
Com isso, podemos concluir que a entrega rápida é cada vez mais essencial para conseguir proporcionar uma experiência inesquecível para o consumidor e fidelizá-lo ao longo do tempo. Assim, você consegue levar o seu e-commerce para outro patamar, enquanto aumenta seu fluxo de vendas.
E aí, o que achou do assunto? Para mais dicas que ajudarão no crescimento do seu negócio, assine nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos!